quarta-feira, 8 de julho de 2009

Globo noticia indicação de Henrique para Ministério

Leia reportagem sobre o assunto publicada no Globo-online:

PMDB e PT DISPUTAM MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Publicada em 07/07/2009 às 23h48m
Gerson Camarotti

O PMDB e o PT travam nova disputa nos bastidores, desta vez pelo cargo de ministro das Relações Institucionais.
O atual, José Múcio Monteiro (PTB), será indicado para ministro do Tribunal de Contas da União. Enquanto o PMDB pede a vaga na coordenação política do governo, o PT quer recuperar o cargo de coordenador político. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve bater o martelo este mês.
Os dois nomes mais fortes apontados no Planalto são os dos líderes do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), e do PT, deputado Cândido Vaccarezza (SP). Deve pesar na decisão a sucessão presidencial de 2010. Há forte pressão por Henrique Alves. Com mais essa concessão ao PMDB, Lula fortaleceria o apoio do partido ao governo e à candidatura da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Também cogitado por Lula, o deputado Antonio Palocci (PT-SP) depende de julgamento no Supremo Tribunal Federal, onde responde a inquérito sob
a acusação de ter dado a ordem para a quebra do sigilo bancário do caseiro
Francenildo Costa. " O escolhido terá que ser de total confiança do presidente Lula, pois, além da relação institucional com o Congresso, vai cuidar da relação política de 2010 "
"O escolhido terá que ser de total confiança do presidente Lula, pois, além da relação institucional com o Congresso, vai cuidar da relação política de 2010", afirma Henrique Alves.
Henrique Alves é indicado pelo presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP). Além do trânsito na base aliada na Casa, ele é apontando como interlocutor frequente da bancada no Senado.
"Henrique Alves é um dos deputados com maior capacidade de articulação política", ressalta Temer. Mas a bancada petista tem resistido à possibilidade, principalmente por causa do controle do PMDB nas duas Casas.
O argumento é que é preciso equilibrar o jogo, e, por isso, a bancada
trabalha pela indicação do líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza.
Considerado independente pelo Planalto, o petista aproximou-se de Lula e da
ministra Dilma desde que ocupou o cargo, no início do ano.
"O coordenador político do governo terá que ter capacidade de articulação, representação dos partidos e diálogo com as duas Casas", diz Vaccarezza.
Para o presidente Lula, o cargo é estratégico para 2010, por causa da relação com os partidos. Ao voltar do exterior, o presidente deve fazer novas consultas para tomar a decisão. A principal restrição aos nomes de Henrique Alves e Vaccarezza é que os dois terão que se desincompatibilizar em abril de 2010, pois devem disputar a reeleição. Mas Lula avalia que precisa ter um parlamentar no cargo.